Simbologia do Coração

O Símbolo do Coração fala a toda a gente. É o centro da vida, da afectividade, do amor. Muitas expressões empregam a palavra “Coração” para dizer o que há mais profundo no ser humano. De “oração a coração” significa intimidade duma relação; de “todo o coração” traduz a totalidade dum sentimento; ter “o coração nas mãos” é símbolo de bondade. No tempo de Santa Margarida Alacoque, o coração espelhava toda a vida interior do Homem. No entanto, a novidade que ela nos concede, o específico que nos apresenta é a importância que ela dá à apresentação deste coração. Não para banalizar o Amor, que ele simboliza, mas para o concentrar num nome: Jesus. O coração de Jesus é assim o coração de Deus, ferido pela experiência que fez da humanidade.

É um coração trespassado pelo sofrimento provocado pelo mal. É um coração atravessado por uma aberta chaga, que dela sai sangue e água, o dom da vida, e o dom da graça. O Sagrado Coração de Jesus é assim sinal da entrega do amor de Deus pela Humanidade até ao fim. Sinal de partilha do sofrimento, da compaixão e do consolo.

Ao olharmos para o Coração de Jesus, sentimos que o Senhor compreende o nosso sofrimento, podendo curar-nos. O coração é assim sinal da nossa Fé, da morte e ressurreição de Cristo seguida de Pentecostes.
Jesus recorda-nos que tudo o que define intimamente o Homem procede do Seu Coração, nele reside toda a felicidade enquanto se está limpo (Mat 5, 8), daí a necessidade de imitar Jesus que é manso e humilde de coração (Mat, 11.29). O Coração de Jesus não é só modelo do que devemos imitar, mas também paradigma de toda a vida cristã.

Relacionada com esta devoção, está a Eucaristia, que do coração de Cristo procede, é oblação que permanentemente intercede pela nossa salvação.