Amar, adorar e reparar o Coração de Jesus

Amar, adorar e reparar o Coração de Jesus

Amar, adorar e reparar o Coração de Jesus

“O lado trespassado do Redentor é a fonte para alcançar o conhecimento verdadeiro de Jesus Cristo e compreender o que significa conhecer em Jesus Cristo o amor de Deus, experimentá-lo tendo o olhar fixo nele, até viver completamente da experiência do seu amor, para poder testemunhá-lo aos demais” (Papa Bento XVI).

Com esta frase do saudoso Papa Bento XVI, iniciamos um percurso que percorreremos durante todo o ano de 2023 sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Uma espiritualidade atual

Esta espiritualidade, que é tão antiga, renova-se e atualiza-se sempre, pois, tem a sua raiz na Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus que teve o Seu coração trespassado por amor à humanidade.

O Sagrado Coração está no centro do Mistério Salvífico de Cristo, pois revela-nos o Amor de Deus de forma palpável. É um coração alargado onde cada filho é convidado a estar, repousar e morar eternamente. Mas de forma ainda mais próxima, o Sagrado Coração está presente na espiritualidade deste nosso Santuário.

Na imagem de Cristo Rei que se tornou símbolo de paz no nosso país, vemos claramente o Coração de Cristo rodeado de espinhos, com o fogo do amor e um grande resplendor, demonstrando que a misericórdia não tem limites, nem territoriais, nem outros que possam ser impostos pelo homem.

O que motiva esta devoção?

No livro “Devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, o jesuíta Pe. Jean Croiset, que trocou correspondências e foi amigo de Santa Margarida Maria Alacoque (vidente do Sagrado Coração) ajuda-nos a compreender e a dar passos concretos no amor a Jesus e na reparação dos pecados cometidos contra o Seu Sacratíssimo Coração.

Diz-nos ele que "o objeto específico dessa devoção é o imenso amor do Filho de Deus, que O levou a entregar-se por nós até à morte e a dar-se inteiramente a nós no Santíssimo Sacramento do Altar, sem que a visão de todas as ingratidões e ultrajes que Ele deve receber nesse estado de vítima imolada até o fim dos séculos O tivesse impedido de fazer esse prodígio, preferindo antes expor-se todos os dias aos insultos e aos opróbrios dos homens a não dar testemunho, por meio da maior de todas as maravilhas, do quanto nos ama" (pg. 19).

Em que consiste a devoção?

O Pe. Jean, diante dos insultos que Jesus recebe a todos os instantes, fala-nos de como a devoção ao Sagrado Coração é constituída:

"É isso que incitou a devoção e zelo de muitas pessoas que - considerando o quão pouco sensíveis somos a esse excesso de amor, o quão pouco amamos Jesus Cristo e o quão pouco nos preocupamos com o Seu amor - não puderam suportar vê-Lo todos os dias tão maltratado, sem testemunhar-lhe a sua dor exata e sem o desejo extremo de reparar, tanto quanto pudessem, tantas ingratidões e desprezos por meio do seu amor ardente, de seu profundo respeito e de todo o tipo de homenagem" (pg 19-20).

Observamos, então, que a devoção ao Coração Sagrado de Jesus leva-nos a um amor não apenas de paixão e adoração, mas, de forma especial, de reparação aos males que Ele sofre diariamente a partir daqueles que, feridos e ultrajados, se voltam para ferir e ultrajar Aquele que é todo amor e misericórdia.

Amando, adorando e reparando

Desta forma, ao tornando-nos devotos do Sagrado Coração, podemos, como ensinou o Anjo da Guarda de Portugal a Jacinta, Francisco e Lúcia, rezar, com amor reparador, zelo e gratidão: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

E ainda: "Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Amén".

Convidamos-vos a, nos próximos meses, acompanhar mais meditações e passos para crescer no amor e na devoção a Jesus Cristo e ao Seu Coração Sagrado, trespassado por amor.

Reze, conheça a devoção, aproxime-se de Jesus, torne-se um reparador das ofensas que diariamente o Senhor recebe.

Sagrado Coração de Jesus, tem piedade de nós e do mundo inteiro. Amén.

Sexta, 27 de Janeiro de 2023