Papa Francisco lança uma Exortação Apostólica sobre a confiança segundo Santa Teresa do Menino Jesus

Papa Francisco lança uma Exortação Apostólica sobre a confiança segundo Santa Teresa do Menino Jesus

Papa Francisco lança uma Exortação Apostólica sobre a confiança segundo Santa Teresa do Menino Jesus

Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face tem muitos devotos espalhados por todo o mundo. É conhecido que vários papas foram seus devotos, como São João Paulo II, que a declarou Doutora da Igreja, em 1997, através da Carta Apostólica Divini Amoris Scientia, e o Papa Francisco, que acaba de lançar um documento relacionado com Santa Teresinha.

"C’EST LA CONFIANCE" ou "Só a confiança" é o título da Exortação Apostólica escrita e lançada pelo Papa Francisco, no último dia 15 de Outubro, em comemoração dos 150 anos do nascimento da santa do "pequeno caminho".

Só a confiança

Nasceu em 1873 e morreu em 1897, aos 24 anos. Santa Teresa continua a influenciar a vida de católicos de diversas nacionalidades e pensamentos. De forma especial, a sua vida e missão influenciam cada baptizado a confiar cegamente em Deus e na Sua infinita misericórdia, como uma criança confia no seu pai e se lança sem medo nos seus braços.

Assim, desde o início do texto, o Papa Francisco ajuda-nos a meditar sobre essa mesma confiança e esperança que moveram a vida de Teresa. "«Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de nos conduzir ao Amor». Estas palavras tão incisivas de Santa Teresa do Menino Jesus dizem tudo, sintetizam a genialidade da sua espiritualidade e seriam suficientes para justificar o facto de ter sido declarada Doutora da Igreja. Só a confiança e 'nada mais'… Não há outra via que devamos percorrer para ser conduzidos ao Amor que tudo dá. Com a confiança, a fonte da graça transborda na nossa vida, o Evangelho faz-se carne em nós e transforma-nos em canais de misericórdia para os irmãos", recorda.

Missionária sem sair do convento

Santa Teresa tornou-se padroeira universal das missões ao lado de São Francisco Xavier, mesmo sem ter saído do seu Carmelo para evangelizar. Teresa tinha o grande desejo de anunciar o amor e a misericórdia de Deus aos confins da Terra, e assim o faz ainda hoje. Ela mesma prometeu: “passarei o meu Céu a fazer o bem na terra”, e esta é uma grande verdade. Tantos anos após a sua morte, a sua vida continua a evangelizar tantos corações sedentos de Deus.

"Como acontece em todo o encontro autêntico com Cristo, esta experiência de fé chamava-a para a missão. Teresa pôde definir a sua missão com as seguintes palavras. «Eu desejarei no Céu o mesmo que na terra: amar Jesus e fazê-Lo amar». Escreveu que entrara no Carmelo «para salvar as almas». Por outras palavras, não concebia a sua consagração a Deus sem a busca do bem dos irmãos. Partilhava o amor misericordioso do Pai pelo filho pecador e o do Bom Pastor pelas ovelhas perdidas, distantes e feridas. Por isso, é padroeira das missões, mestra de evangelização", reflecte o Sumo Pontífice.

A infância espiritual

Algo muito especial em Teresa é o que chamamos de ‘Infância Espiritual’, que faz total referência à confiança no Pai da Misericórdia e no Seu infinito amor. Teresa nunca se viu como uma grande santa, mas sabia que, apesar da sua pequenez, podia aspirar à santidade. Ela até mesmo dizia que não era Águia como Santa Teresa de Ávila, mas que podia ser um passarinho nas mãos do Seu Senhor e Rei.

Ela sabia que não podia ir para o Céu sozinha e que essa era uma graça dada exclusivamente por Deus. Por isso, dizia: "O ascensor que me há-de elevar até ao Céu são os vossos braços, ó Jesus! Para isso não tenho necessidade de crescer; pelo contrário, é preciso que eu permaneça pequena, e que me torne cada vez mais pequena".

“Uma das descobertas mais importantes de Teresinha, para bem de todo o Povo de Deus, é o seu 'pequeno caminho', o caminho da confiança e do amor, conhecido também como o caminho da infância espiritual. Todos o podem seguir, em qualquer estado de vida, nos mais diversos momentos da existência. É o caminho que o Pai celeste revela aos pequeninos (cf. Mt 11, 25). Teresinha conta a descoberta do pequeno caminho na História de uma alma: [22] «Posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade. Fazer-me crescer a mim mesma é impossível; tenho de suportar-me tal como sou, com todas as minhas imperfeições. Mas quero procurar a maneira de ir para o Céu por um pequeno caminho muito direito, muito curto; um pequeno caminho completamente novo»", relembra o Papa.

Francisco encerra a exortação com uma pequena oração a Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, que também somos convidados a rezar:

Amada Santa Teresinha,
A Igreja precisa de fazer resplandecer
A cor, o perfume, a alegria do Evangelho.
Enviai-nos as vossas rosas! Ajudai-nos a ter sempre confiança, Como fizestes vós, No grande amor que Deus tem por nós, Para podermos imitar cada dia O vosso caminhito de santidade. Amen.

Para ler a Exortação Apostólica “C’est la confiance” na íntegra, clique aqui.

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós! 

Quinta, 26 de Outubro de 2023