São José Sanchez del Rio: “Que Viva Cristo Rei!”

São José Sanchez del Rio: “Que Viva Cristo Rei!”

São José Sanchez del Rio: “Que Viva Cristo Rei!”

Ao contrário do ano civil, que termina a 31 de Dezembro, o Ano Litúrgico - aquele que segue a vida da Igreja em todo o mundo - tem o seu encerramento com a grande Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada este ano em 26 de Novembro.

A realeza de Cristo

Existem várias formas de compreender a realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas Ele mesmo nos deu pistas ao responder às perguntas de Pilatos: "'O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui'” (João 18,36).

A nossa realeza

E nós, como podemos participar desta realeza? No nosso baptismo, por exemplo, recebemos estas três realidades: tornamo-nos sacerdotes, profetas e reis.

Mas esta realeza não é a dos castelos, do ouro e da majestade que se coloca acima de tudo e de todos, mas sim aquela que nos lembra da nossa dignidade de filhos de Deus, que pertencem a um Reino que não é deste mundo, onde nem a traça e nem a ferrugem corroem o que mais importa: a santidade de vida e a completa pertença a Deus.

São José Sanchez del Rio

Viver sob o senhorio e o reinado de Jesus vai além das palavras. É isso que nos ensina São José Sanchez del Rio, um rapaz que aos 14 anos de idade teve que escolher entre a vida e a negação do reinado de Cristo na sua vida.

O pequeno José viveu na época de uma das maiores perseguições religiosas já ocorridas contra a Igreja Católica. Isto aconteceu no México, no século XX, quando Plutarco Elías Calles, presidente mexicano, começou a perseguir e matar padres, religiosos e leigos que demonstrassem o mínimo afecto à fé católica. Com isto, começou a guerra cristera, onde os católicos passaram a levantar-se utilizando armas para defender a fé.

Joselito, como ficou conhecido São José Sanchez del Rio, tinha pedido a Deus a graça de morrer defendendo a fé católica, portanto, mártir. Isto aconteceu quando visitou o túmulo de Anacleto Flores, advogado martirizado em 1927. Ali ele tomou a decisão de seguir os Cristeros. Com a coragem de um soldado que sabe pelo que está a lutar, Joselito disse à sua mãe: "nunca foi tão fácil como agora ir para o Paraíso!".

Coragem Cristã

José Sanchez participando da acção dos cristeros, mas não activamente dos conflitos armados, mostrou-se um verdadeiro herói.

Num determinado momento do confronto, o cavalo do chefe cristero foi atingido. Para que o seu chefe não fosse preso, heroicamente Joselito disse: “Meu general, pegue o meu cavalo para que se salve; o senhor é necessário e fará mais falta do que eu nesta guerra”, o que o levou à prisão.

O corajoso rapaz lutou bravamente para defender a Igreja, a fé e os seus amigos. Ele, mesmo diante das muitas restrições, não deixou de procurar os sacramentos.

E por falar em sacramentos, foi justamente o seu padrinho da primeira eucaristia que, influenciado pelo carrasco presidente, mandou matá-lo.

Tortura e martírio

Antes de tirarem a vida do pequeno santo, torturaram-no cruelmente. Queriam, a todo custo, fazê-lo renunciar à fé católica, o que lhe devolveria a 'liberdade'. Fizeram até propostas para enviá-lo para os Estados Unidos, mas ele recusou tudo.

Pediram, então, uma gorda quantia para libertarem o rapaz. O pai de Joselito conseguiu o montante, mas ainda assim o corajoso cristero pediu que o resgate não fosse pago, pois a sua fé não estava à venda.

Não conseguindo chantageá-lo, cortaram a planta dos seus pés e fizeram-no caminhar até ao túmulo onde seria enterrado. Ali ainda queriam fazê-lo renunciar à fé, mas só conseguiram fazê-lo entoar com mais fé e fervor aquilo que era certeza da sua alma: "Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe!".

Antes de o matarem, ainda lhe disseram que ele só precisava dizer "Morra Cristo Rei" para continuar a viver. Mas ele, mais corajoso do que nunca, bradou olhando para a sua mãe: “Vemo-nos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!”.

Joselito foi assassinado com facadas e dois tiros na cabeça, no dia 10 de Fevereiro de 1928.

Que o testemunho de fé e coragem de Joselito nos inspire a vivermos também a realeza de Cristo em todos os momentos da nossa vida, com a coragem de enfrentarmos tudo e todos sem renunciarmos à nossa fé.

São José Sanchez del Rio, rogai por nós!

Sexta, 24 de Novembro de 2023