Carlo Acutis: o jovem que escolheu a Eucaristia como passaporte para o Paraíso – História de uma alma apaixonada!

Carlo Acutis: o jovem que escolheu a Eucaristia como passaporte para o Paraíso – História de uma alma apaixonada!

Carlo Acutis: o jovem que escolheu a Eucaristia como passaporte para o Paraíso – História de uma alma apaixonada!

Num tempo em que nos parece que os jovens estão a fugir da Igreja e da intimidade com Deus, o jovem Beato Carlo Acutis aparece como um farol aceso pelo próprio Jesus para mostrar um bom caminho pelo qual todos podemos e devemos caminhar.

No dia 23 de Maio, surpreendentemente, com pouquíssimo tempo após a beatificação ocorrida em 10 de Outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, algo raríssimo na história da Igreja. Ainda não há data para a cerimónia de canonização, mas, de forma geral, principalmente os jovens, alegraram-se muito com a notícia de que o beato será santo dentro de pouco tempo.

Beato Carlo Acutis

Apesar da pouquíssima idade, visto que morreu aos 15 anos, a 12 de Outubro de 2006, de uma leucemia fulminante, o jovem Bem-aventurado nascido em Londres, no Reino Unido, entendeu que a Eucaristia, como ele mesmo dizia, era a sua "auto-estrada para o Céu".

A sua curta vida foi marcada pela intensidade do seu amor pela Santa Missa, pela Eucaristia e pela vida espiritual. Ele foi um jovem simples, um "santo da porta ao lado" como o Papa Francisco sempre fala daqueles santos que foram extraordinários justamente na simplicidade com a qual viveram a sua catolicidade.

Carlo escolheu a melhor parte, como Jesus convidou Marta a fazer (cf. Lc 10,41-42) e viu nos sacramentos, em especial na Eucaristia, um local de encontro e amizade com o Senhor.

Amor à Eucaristia e aos pobres

Por ocasião da sua beatificação ocorrida a 10 de Outubro de 2020, o Papa Francisco disse: “foi beatificado Carlo Acutis, um jovem de quinze anos, enamorado pela Eucaristia. Ele não se acomodou a uma confortável imobilidade, mas acolheu as necessidades do seu tempo, porque nos mais fracos via o rosto de Cristo. O seu testemunho indica, aos jovens de hoje, que a verdadeira felicidade encontra-se colocando Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente os últimos”, reforçando que o amor do jovem pela Eucaristia transbordava no amor e no cuidado aos mais pobres, não tendo uma espiritualidade desencarnada, mas preocupada com o ser integral.

Carlo ficou conhecido como o “CiberApóstolo da Eucaristia” justamente pela forma como, mesmo na adolescência, trabalhou para tornar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo ainda mais conhecido e amado.

O Beato criou sozinho um site para a divulgação dos muitos Milagres Eucarísticos acontecidos na Igreja, milagres esses que provam a presença real de Jesus nas espécies do pão e do vinho consagrados em cada Santa Missa.

Carlo Acutis, inclusive, esteve em Santarém, aqui em Portugal, onde pôde venerar as relíquias deste grandioso milagre ocorrido no século XIII.

O site, projectado e criado pelo beato está no ar até hoje e pode ser acedido pelo http://www.miracolieucaristici.org/, disponível em várias línguas. O trabalho foi transformado numa exposição e, segundo o site oficial de Carlo Acutis, "a exposição actualmente está a ser exibida em todos os 5 continentes. Apenas nos EUA ela foi apresentada em milhares de paróquias e 100 Campus Universitários".

Fé testemunhada

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projecto de vida", dizia o jovem que, através do seu testemunho de amor a Jesus Eucarístico, participou activamente da conversão da sua família que, apesar de católica, não praticava a fé com intensidade.

Antonia Salzano Acutis, mãe do beato, testemunha em “O Segredo do Meu Filho – Porque Carlo Acutis é considerado um santo”, livro lançado pela editora Lucerna sobre o amor de Carlo pela Eucaristia:

Para entender a espiritualidade de Carlo, é necessário entrar no mistério eucarístico. Desde que ele fez a Primeira Comunhão, com sete anos, começou a ir à missa e fazer a adoração eucarística antes ou depois, todos os dias. E dizia: ‘Se pensarmos bem, somos muito, mas muito, mais afortunados do que aqueles que viveram há mais de dois mil anos ao lado de Jesus na Palestina. Os apóstolos, os discípulos, o povo daquela época, podiam encontrá-Lo, tocá-Lo, falar-Lhe, mas eram limitados pelo espaço e pelo tempo. Muitos tinham que caminhar quilómetros a pé para encontrá-Lo, mas nem sempre era possível abordá-Lo, porque estava sempre cercado por multidões. Pensemos em Zaqueu que, para vê-Lo, escalou uma árvore. Em vez disso, nós só temos de ir à igreja mais próxima, e temos ‘Jerusalém’ à porta de casa!’”.

A fé eucarística do jovem beato recorda-nos da simplicidade de Jesus que, pela Eucaristia celebrada, adorada e comungada, quer ficar próximo de nós, num movimento de intimidade, amor e transformação.

E foi assim que Carlo Acutis caminhou nessa auto-estrada para o Céu, sem medo, mas com muito amor a Jesus que, por amor, deixou a Si mesmo como Pão, cumprindo aquela promessa feita aos apóstolos: “Eis que estarei convosco todos os dias, até ao fim dos tempos” (Mt 28,20).
 

Sexta, 24 de Maio de 2024