Como Experimentar o Perdão do Coração de Jesus em 4 Passos (Inspirado em Santa Maria Madalena)

Como Experimentar o Perdão do Coração de Jesus em 4 Passos (Inspirado em Santa Maria Madalena)

Como Experimentar o Perdão do Coração de Jesus em 4 Passos (Inspirado em Santa Maria Madalena)

O mês de Julho é marcado pela celebração da memória de muitos santos com histórias que nos inspiram no seguimento de Cristo. Mas podemos, sem dúvidas, destacar a Festa de uma santa que, mais do que ouvir falar de Jesus, pôde ouvi-Lo pessoalmente, segui-Lo e testemunhá-Lo até ao fim da sua vida terrena: Maria Madalena, a “Apóstola dos apóstolos”, a “Discípula da Ressurreição”.

Durante muito tempo, a Tradição da Igreja e os historiadores colocavam Maria Madalena como a "junção" de três mulheres que aparecem nas Sagradas Escrituras: Maria de Betânia (irmã de Marta e Lázaro), a pecadora arrependida e aquela que "muito amou" banhando os pés de Jesus com as suas lágrimas e enxugando-os com os cabelos, além daquela de quem foram expulsos muitos demónios.

Mas o que nós sabemos mesmo é que Maria Madalena foi uma mulher extremamente confiante no amor e na misericórdia do Senhor, Aquele a quem ela quis anunciar até aos confins da Terra.

Com ela podemos dar passos concretos para experimentarmos o perdão que brota do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

1º Passo: a confiança na misericórdia

“Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios” (Lc 8,2).

Maria Madalena ou Maria de Magdala confiou firmemente na misericórdia do Senhor e sabia que Ele era o único que a podia libertar completamente de todos os males que a afligiam. Não sabemos a origem destes males, visto que "sete demónios", na tradição bíblica, pode significar algumas coisas, como “um gravíssimo mal físico ou moral” (fonte: Vatican News). 

Ela confiou no poder salvífico do Senhor e por isso pôde ser liberta de tudo o que a aprisionava. Assim também precisamos acreditar: não existe pecado que o Senhor Misericordioso não possa perdoar.

Ele acolhe, perdoa, convida-nos à conversão e envia-nos para anunciar o Seu amor que lança fora todo o temor!

2º Passo: abraçar a Cruz

Maria Madalena sabia que sozinha não podia caminhar, pois era frágil e vacilante, assim como nós. Sendo assim, ela tomou a sua cruz e seguiu Jesus sem olhar para trás. O próprio Jesus recomendou isso ao dizer: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lc 9,23).

Muitas vezes o pecado torna tudo mais pesado, por isso, é importante renunciá-lo totalmente, não deixando que ele nos escravize. A partir disso, é possível tomar a cruz e carregá-la!

Peça a Jesus, que carregou a pesada cruz pelos nossos pecados, a graça de também carregar a sua cruz com firmeza e determinação.

3º Passo: Acolha a redenção!

Jesus morreu de uma vez por todas para que fôssemos livres de todo o pecado.

Maria Madalena não teve medo de seguir Jesus pelo Calvário até à Sua Paixão e Morte. As Sagradas Escrituras contam-nos que ela foi, juntamente com a Virgem Maria, Maria de Cléofas e João, uma das poucas que resistiram àquele suplício.

Madalena viu o coração de Jesus ser trespassado pela lança daquele soldado que depois se converteu. E pôde, então, contemplar e acolher a redenção conquistada pelo Senhor.

Ela sabia que Ele não merecia, pois não tinha pecado, mas que havia feito aquilo para que ela e todos nós tivéssemos vida e vida em abundância.

Por isso, como Maria Madalena, não tenha medo de olhar para a Cruz de Jesus. Este é o maior sinal do amor e da misericórdia que existe!

4º Passo: Viva com Esperança!

Madalena é conhecida também como a "Discípula da Ressurreição" por ter sido a primeira portadora da Boa Nova da Ressurreição de Jesus. Ela viu o seu mestre morrer e também O viu ressuscitado, vitorioso.

Ela, então, inspira-nos a acreditar que, apesar do luto, haverá sempre vida à nossa espera. Se um pecado hoje te feriu e fez-te ficar com a visão turva, acredita: basta arrependeres-te de todo o coração, confiar na misericórdia do Senhor e abraçar a esperança de vida nova, pois o Senhor venceu a morte!

O Papa Francisco convida-nos a rezar pedindo a intercessão desta grande discípula: “A sua intercessão nos ajude também a viver esta experiência: na hora do pranto, na hora do abandono, ouvir Jesus ressuscitado que nos chama pelo nome, e com o coração cheio de alegria ir e anunciar: “Eu vi o Senhor “(v. 18). Eu mudei de vida porque eu vi o Senhor! Agora sou diferente, sou uma outra pessoa. Eu mudei porque eu vi o Senhor. Esta é a nossa força e esta é a nossa esperança. Obrigado!”.

Rezemos, pedindo ao Senhor, que por intercessão de Maria Madalena, tenhamos sempre a coragem de correr ao Seu Sagrado Coração, para assim sermos "misericordiados":

Senhor, que na vossa infinita bondade, quisestes que Maria Madalena fosse a primeira a receber do vosso Filho a missão de anunciar a alegria pascal, concedei-nos, por sua intercessão, que, seguindo o seu exemplo, anunciemos Cristo Ressuscitado e O contemplemos no reino da glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Sexta, 12 de Julho de 2024