Apaixonado pela Eucaristia:
Conheça a história de São Pedro Julião Eymard

Apaixonado pela Eucaristia:
Conheça a história de São Pedro Julião Eymard

Apaixonado pela Eucaristia:
Conheça a história de São Pedro Julião Eymard

“Na impossibilidade de amar Jesus Sacramentado como Ele merece, invocai o socorro do Anjo da Guarda, fiel companheiro da vossa vida. Ser-lhe-á tão agradável fazer, desde já convosco, o que deverá fazer, eternamente, na glória”.

Com esta frase, já conseguimos imaginar o tamanho amor que São Pedro Julião Eymard tinha pelo Santíssimo Sacramento do altar. Este grande apóstolo da Eucaristia é uma grande inspiração para todos os católicos que amam ou precisam crescer no amor a Jesus – presente no pão e no vinho consagrados em cada Santa Missa celebrada nas nossas igrejas.

A vida de São Pedro Julião

O nosso tão querido santo nasceu a 4 de Fevereiro de 1811, em La Mure d'Isére, em França. A sua saúde era extremamente frágil, o que o levou a desistir de um dos seus maiores sonhos: o de viajar em missão por todo o mundo, anunciando o Evangelho de Cristo.

Como acontece com muitos jovens, Pedro encontrou resistência no seu pai ao demonstrar o desejo de seguir o sacerdócio como vocação, mas ainda assim, aos 20 anos, ingressou no seminário.

Ali ele permaneceu, sendo formado integralmente para, em 1834, ser ordenado padre diocesano. Anos depois, ingressou na Congregação dos Padres Maristas, onde começou a arder no seu coração o amor pela presença real de Nosso Senhor na Eucaristia.

O amor pela Eucaristia

Reflecti muito sobre os remédios para vencer a indiferença universal, que se apodera de tantos homens, e encontrei somente um: a Eucaristia, o amor a Jesus eucarístico. A perda da fé provém da perda do amor”.

Pedro Julião amava tanto a Santíssima Eucaristia, que via nela a única oportunidade de vencer a indiferença universal que faz com que nos esqueçamos que somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai do Céu.

Desde o dia da sua Primeira Eucaristia, Pedro Julião nutriu ainda mais o desejo pelo sacerdócio e o amor por Jesus Eucarístico. Esse amor foi-se expandindo ao longo dos anos, até que, numa procissão, ao levar o Santíssimo Sacramento, pediu a Deus que o fizesse zeloso como São Paulo Apóstolo, para que fosse um grande anunciador do Evangelho.

Aquela experiência mudou a sua vida, pois ali entendeu que o Senhor o chamava a fundar uma família religiosa que tivesse o zelo pela Eucaristia como carisma.

Os Sacramentinos

Assim, em 1856, com o conde Rayon de Cuers, fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento, os Sacramentinos, e deixou os Maristas.

Algo muito importante na vida do Pe. Julião era que a adoração eucarística não era apenas uma actividade espiritual, mas era o centro de toda e qualquer actividade pastoral e caritativa. Do amor à Eucaristia e dos momentos diante d'Ela transbordava todo o anseio de cuidar dos mais pobres e de evangelizar os que não conheciam o Senhor.

Além dos Sacramentinos, o santo também fundou a congregação das Servas do Santíssimo Sacramento, a Associação dos Sacerdotes Adoradores, a Congregação Eucarística dos Leigos, além de muitos outros apostolados e iniciativas evangelizadoras. Tudo isto para difundir o amor, o zelo e a centralidade da presença eucarística na vida dos cristãos.

São Pedro Julião Eymard, apóstolo da Eucaristia, partiu para a casa do Pai com 57 anos, na cidade onde nasceu, no dia 1 de Agosto de 1868.

Finalmente, vale para nós uma frase deste grande amigo do Santíssimo Sacramento: “O amor não quer ser feliz sozinho. Todos os atributos de Deus estão à disposição do seu amor de benevolência para connosco na Eucaristia”.

Peçamos ao Pai das Misericórdias, por intercessão de São Pedro Julião Eymard, a graça de crescermos no amor e na adoração a Jesus presente no Sacramento da Eucaristia, celebrada e adorada nas igrejas católicas de todo o mundo, com a certeza de que, ao comungarmos e adorarmos, seremos imersos numa fonte de vida que não tem fim.

Quarta, 31 de Julho de 2024