Teresas de Ontem e de Hoje: Inspiração Eterna para a Vida Cristã

Teresas de Ontem e de Hoje: Inspiração Eterna para a Vida Cristã

Teresas de Ontem e de Hoje: Inspiração Eterna para a Vida Cristã

A vida dos santos é sempre uma inspiração para aqueles que também querem seguir a Cristo. Cada um à sua forma, com o seu próprio carisma e missão, ensinam-nos que é possível ser santo neste tempo, vivendo as virtudes, escolhendo Cristo, amando a Igreja e servindo os irmãos.

Cada santo, no seu tempo, foi uma grande testemunha do amor misericordioso de Deus que é capaz de converter o pecador em virtuoso, o orgulhoso em humilde, o ateu em crente que transborda corajosamente essa misericórdia que um dia recebeu.

Neste sentido, em especial neste mês de Outubro, podemos olhar para duas santas em particular: as doutoras, carmelitas e místicas Teresa de Jesus (de Ávila) e Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Mas além das duas "Teresas" celebradas em Outubro, ainda podemos inspirar-nos em outras três "Teresas" que viveram em conformidade com a vontade de Deus e com o grande desejo de torná-Lo conhecido e amado para que o mundo seja transformado. Estamos a falar de Santa Teresa Benedita da Cruz, também conhecida como Edith Stein; Santa Teresa de Calcutá, grande mestra do serviço aos pobres e Santa Teresa dos Andes, grande devota de Teresa de Lisieux.

Teresa de Ávila

Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora do Carmelo, é uma grande mestra da vida espiritual. Ela, sem dúvida, inspirou as outras Teresas. Era vista como uma grande águia que alçava voos grandiosos de fé.

A sua espiritualidade até hoje colabora com o caminho de santidade de muitas pessoas. Os seus escritos, em especial Castelo Interior ou Moradas, são como uma bússola para quem quer trilhar o caminho rumo ao céu com fidelidade e olhos fixos no Senhor.

Nascida em 1515, numa Espanha marcada pela Reforma Protestante, Teresa de Ávila foi fundamental na renovação da vida religiosa católica. A sua teologia mística, centrada na oração contemplativa e na união íntima com Deus, continua a ser estudada e praticada até hoje. Teresa ensina-nos que a verdadeira oração é "uma íntima relação de amizade, um frequente estar a sós com Quem sabemos que nos ama".

Teresa de Lisieux

Talvez a mais conhecida das “Teresas”, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face via-se como "passarinho" diante da grande fé de Teresa de Ávila. Assim sendo, “Teresinha”, como também é conhecida, apresenta-nos o caminho da "pequena via", onde todos são chamados à pequenez e à infância espiritual.

Desde pequena Teresinha amou o Senhor, mas isso teve a grande influência dos seus pais, os também santos Luís e Zélia Martin. Sobre eles, ela dizia: “Deus deu-me pais mais dignos do Céu que da Terra”.

Nascida em 1873, Teresa de Lisieux viveu apenas 24 anos, mas deixou um legado espiritual profundo. A sua "pequena via" ensina-nos que a santidade está ao alcance de todos, através de pequenos actos de amor no quotidiano. A sua doutrina sobre o amor misericordioso de Deus revolucionou a espiritualidade moderna, mostrando que Deus não é um juiz severo, mas um Pai amoroso.

Teresa de Calcutá

Santa Teresa de Calcutá, a mais próxima do nosso tempo, inspirou e inspira não apenas católicos ou cristãos, mas todos aqueles que desejam devolver dignidade aos que sofrem com fome, indiferença, sem um lar e sem nenhum cuidado.

Em 1979, Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz, justamente por ser um exemplo de amor ao próximo e de serviço aos mais pobres, que eram o amor da sua vida e razão da sua missão.

Nascida em 1910, na Macedónia, Madre Teresa viveu a maior parte da sua vida na Índia, onde fundou as Missionárias da Caridade. O seu trabalho com os mais pobres dos pobres em Calcutá tornou-se um símbolo de compaixão e caridade cristã no século XX. Ela ensinou-nos que "não podemos fazer grandes coisas, apenas pequenas coisas com grande amor".

Teresa Benedita da Cruz

Santa Teresa Benedita da Cruz ou Santa Edith Stein era de família judia, mas que vivia distante da fé. Foi em 1921, inspirada pela leitura da autobiografia de Santa Teresa de Ávila, que Edith entendeu que o Senhor também a chamava a segui-Lo.

Ela foi martirizada em 1942, no campo de concentração de Auschwitz, tornando-se um exemplo de amor sem fim por Jesus Cristo e pela fé que professava, pregava e anunciava.

Filósofa brilhante, Edith Stein nasceu em 1891 e converteu-se ao catolicismo já adulta. A sua vida e obra são um testemunho poderoso do diálogo entre fé e razão. Ela ensina-nos que o intelecto e a espiritualidade podem caminhar juntos, e que a busca pela verdade pode levar-nos a Deus.

Teresa dos Andes

Santa Teresa dos Andes é a única Teresa das Américas, sendo uma grande inspiração para os americanos que querem crescer em amor a Jesus.

“Jovial, alegre, simpática, atraente, desportista, comunicativa”, é assim que muitos a descrevem. Ela era devota de Santa Teresinha e, por isso, escolheu Teresa por seu nome de consagração, querendo não imitar a santa, mas seguir os mesmos passos rumo ao Senhor que chamou ambas. Ela dizia com alegria: “Oh, sou feliz, pois posso dizer verdadeiramente que o único amor de meu coração foi Ele” (Diário e cartas, 15).

Nascida no Chile em 1900, Juanita Fernández Solar (seu nome de baptismo) viveu apenas 19 anos, mas a sua vida de santidade deixou uma marca profunda. A sua espiritualidade, centrada no amor apaixonado por Cristo, mostra-nos que a juventude pode ser um tempo de profunda entrega a Deus.

Conclusão

Estas cinco Teresas, cada uma no seu tempo e contexto, oferecem-nos um rico mosaico de santidade. Da reforma carmelita de Teresa de Ávila à "pequena via" de Teresinha de Lisieux, do serviço aos pobres de Madre Teresa à filosofia cristã de Edith Stein, e do amor juvenil de Teresa dos Andes, vemos que há muitos caminhos para a santidade, todos unidos pelo amor ardente a Cristo e à Sua Igreja.

As suas vidas ensinam-nos que a santidade não é um ideal distante, mas uma realidade alcançável para todos nós, independentemente da nossa vocação ou circunstâncias. Elas mostram-nos que o amor a Deus pode manifestar-se de diversas formas: na oração contemplativa, nos pequenos actos de amor, no serviço aos pobres, no estudo da verdade ou na entrega total da juventude.

Que possamos, inspirados por estas santas mulheres, renovar o nosso compromisso com Cristo e com a Igreja. Que as suas vidas nos encorajem a buscar a santidade no nosso quotidiano, confiantes de que, como disse Santa Teresa de Ávila, "só Deus basta". Que a intercessão destas santas Teresas nos ajude a crescer no amor a Deus e ao próximo, transformando o nosso mundo com a mesma coragem e dedicação que elas demonstraram.

Terça, 15 de Outubro de 2024