São José e a Quaresma

São José e a Quaresma

São José não viveu a paixão, morte e ressurreição de Jesus, mas com a sua vida e presença pode ensinar-nos a viver este tempo quaresmal, propício para a meditação, o silêncio, a penitência e a oração.

Na Sagrada Escritura não encontramos palavras que tenham sido ditas por este Patriarca, mas as suas atitudes levam-nos a refletir sobre a postura que devemos ter nestes quarenta dias de preparação para a semana mais importante do ano litúrgico.

É interessante que a Solenidade de São José se celebre durante o período da quaresma, permitindo uma “pausa” na abstinência do canto do “glória”, pois, depois de Jesus e Maria, o castíssimo São José é a criatura que mais louvor merece pela sua grandeza e importância na história da salvação.

 

Virtudes de S. José e a Quaresma

 

Na luta por vencer o pecado e as tentações, cada cristão é convidado, com particular intensidade neste tempo quaresmal, a crescer na prática das virtudes. São José é símbolo de homem virtuoso e muito nos pode ajudar nessa vivência.

São Josémaria Escrivá, fundador do Opus Dei e conhecido como “santo do cotidiano”, reflete sobre São José e as virtudes teologais:

"Fé, amor, esperança: estes são os eixos da vida de São José e os de toda a vida cristã. A entrega de São José aparece-nos urdida por um entrelaçado de amor fiel, de fé amorosa, de esperança confiante”.

E continua: 

“Quando se deseja sinceramente viver de fé, de amor e de esperança, a renovação da entrega não significa retomar uma coisa que estava em desuso. Quando há fé, amor e esperança, renovar-se significa conservar-se nas mãos de Deus, apesar dos erros pessoais, das quedas, das fraquezas: é confirmar um caminho de fidelidade. Renovar a entrega, repito, é renovar a fidelidade àquilo que o Senhor quer de nós: é amar com obras" (É Cristo que passa, p. 43).

 

Uma entrega definitiva

 

São José, homem de fé, de amor e de esperança, indica-nos o caminho da vida ao aceitar ele próprio Jesus na sua vida de forma plena, sem reservas. Teve dúvidas, mas não recusou o chamamento que o Senhor lhe fazia; acolheu Maria no seu lar, cuidou de Jesus, defendeu-o da matança dos inocentes, fugiu para o Egito... Mas mais do que tudo isso, foi dócil à voz de Deus.

Jesus no Evangelho convida-nos à prática do jejum, da oração e da caridade, práticas que provavelmente ele próprio viu o seu pai José viver durante a vida, visto que ele era um homem de oração e de vida no Templo.

É preciso um coração atento ao querer de Deus, como foi o de São José. Ele não entendia, mas não vacilava e continuava a deixar que fosse Deus a guiá-lo. Muitas vezes também nós não entendemos o que Deus quer de nós, mas é preciso termos essa mesma fé de José, não uma fé cega, mas uma fé firme n` Aquele que sempre quer o melhor para nós.

Além disso, este Santo convida-nos ao silêncio. Fá-lo com sua própria vida, pois, apesar de sua importância, pouco ouvimos falar dele. Passar desapercebido, silenciar-se para escutar, agir mais do que falar, todas essas são atitudes de quem entende que evangelizar não é teoria, mas prática regada pela caridade, pela esperança e pela fé viva que nos leva a crer que um deserto bem vivido sempre nos levará à Páscoa da ressurreição.

 

Rezemos com São José:

 

O Papa Francisco é um grande devoto de São José e reza uma oração há mais de 40 anos. Reze connosco e peça ajuda a São José para bem viver este tempo de quaresma, em atitude de conversão e crescendo nas virtudes, para poder depois celebrar com alegria a ressurreição do Senhor.

Oração

Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Ámen.

Quinta, 18 de Fevereiro de 2021