The Chosen – Um Deus amoroso que nos escolhe

The Chosen – Um Deus amoroso que nos escolhe

Pouquíssimas são as produções cinematográficas cristãs de alta qualidade. “The Chosen – Os escolhidos” é uma delas.

O diretor da obra é protestante, mas a elaboração do guião contou com a participação de um padre, um pastor e um rabino, para que, apesar dos “acréscimos” feitos para romancear a história, esta continuasse a ser o mais fiel possível aos relatos bíblicos.

“The Chosen” apresenta um Jesus que faz questão de olhar olhos nos olhos, estender as mãos, abraçar, estar próximo do povo. É a presença de um Deus amoroso que nos escolhe independentemente das nossas limitações.

Os escolhidos

Uma das coisas mais bonitas da série é justamente o modo como Jesus chama os seus 12 apóstolos. Não são homens excecionais, nem especialmente capacitados, mas sim, homens que se deixaram encontrar pelo olhar misericordioso de Jesus, pela sua paz, pela sua bondade e também pelos seus milagres.

Assim aconteceu, por exemplo, com Mateus, o cobrador de impostos. Surpreendido pelos burburinhos causados em torno a Jesus e à sua pregação, Mateus procura entender de onde vem toda aquela simples e, ao mesmo tempo, potente partilha que comove os corações e liberta as multidões.

Pedro e André

É bonito ver também o modo como estes dois irmãos, filhos dos mesmos pais, têm os seus encontros com Jesus de forma tão distinta. Pedro é mais calculista, criterioso, racional. André é mais afetivo, homem de relação e contacto. E Jesus respeita essas diferenças também no chamamento feito a cada um.

André ouve João Batista e logo se maravilha. Pedro precisa ver o milagre. Precisa contemplar antes de aceitar e seguir. E assim acontece. Enquanto André de imediato reconhece Jesus como seu Mestre e Senhor, Pedro precisa ver algo mais palpável, precisa experimentar o poder desse “Messias” que há tanto tempo esperava para liberar o seu povo da opressão política a que estava submetido.

As mulheres

A primeira temporada da série começa e termina com encontros de uma forte densidade entre Jesus e mulheres muito significativas nos Evangelhos: Maria Madalena e a Samaritana.

Ambas eram marginalizadas pelos homens, pela sociedade e até pela própria religião. Encontraram em Jesus a possibilidade de voltar a adorar “em espírito e em verdade”, em qualquer lugar, sem medo da indignidade que todos carregamos. O próprio Deus as visitou, devolvendo-lhes a dignidade e chamando-as para seguirem os seus passos.

Outra mulher que faz parte da curiosidade popular e que é retratada na série (mas não nas Sagradas Escrituras) é a esposa de Simão Pedro. Os Evangelhos apresentam-nos a cura da sogra de Pedro (cf. Mt 8, 1-4 / Mc 1, 40-42 / Lc 4, 38-39), mas não há nenhum relato sobre a esposa do príncipe dos apóstolos.

Em “The Chosen”, ela aparece como uma mulher preocupada com os rumos que a vida do seu marido tem tomado: muito trabalho, algumas falcatruas e pouca importância à tradição judaica – já que Pedro trabalhava inclusivamente aos sábados para poder pagar as contas. Nos últimos episódios da primeira temporada, o próprio Jesus vai a sua casa, não apenas para curar a sua mãe, mas também para lhe dizer que tendo Simão assumido segui-Lo, por serem um só pelo matrimónio, também ela o assumiria, embora de outra forma.

Outra mulher que naturalmente também aparece na série é a Virgem Maria e fá-lo logo na cena das bodas de Caná, onde Jesus realiza o seu primeiro sinal. Referindo-se a este episódio, Jesus diz: “Lá estará a mulher mais poderosa que conheço: a minha mãe!”.

Nicodemos

Outra figura icónica nas Sagradas Escrituras e na série, é Nicodemos. Ele queria aprender a “nascer de novo” e, ao encontrar-se às escondidas com Jesus e conhecê-lo pessoalmente, descobre o verdadeiro sentido da vida. Numa das semanas mais impactantes, Nicodemos toma uma das decisões mais difíceis da sua caminhada. Vale a pena ver!

Como assistir?

“The Chosen – os escolhidos” não está na Netflix, nem em nenhum outro serviço de streaming, mas numa aplicação própria, podendo ser duplicada para a TV ou para o computador. Outra opção é assistir diretamente na aplicação.

Pode fazer download da aplicação “The Chosen” no Google Play ou na Apple Store!

Quinta, 25 de Março de 2021