Sejam bem-vindos a este Santuário, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A imagem, no topo do Monumento, mostra-nos Jesus, de braços abertos, num gesto de acolhimento. Em baixo, na Capela de Nossa Senhora da Paz, encontramos Jesus eucarístico, expressão maior do Seu amor por cada um de nós. Aqui O podemos escutar, e com Ele podemos conversar na intimidade do coração. Em redor do pedestal, já no exterior, podemos disfrutar de algumas paisagens deslumbrantes – de modo especial, pela vista panorâmica do terraço, a mais de 100 metros de altura. Está assim convidado a visitar este lugar único. Aqui pode rezar, passear, ou tão simplesmente disfrutar da natureza, que sempre nos fala do nosso Criador: “Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom.” (Gen 1, 31)

História do Santuário
Em 1934, ao passar pelo Rio de Janeiro, o então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, ao ver a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado concebeu no seu coração o desejo de construir uma obra semelhante diante de Lisboa.
Em 1939, inicia-se a Segunda Guerra Mundial.
Neste período, a ideia da construção do Monumento a Cristo Rei ganha um novo sentido e vigor. Em 20 de Abril de 1940, em Fátima, os Bispos fazem um voto: «Se Portugal fosse poupado da guerra, erguer-se-ia sobre Lisboa um monumento ao Sagrado Coração de Jesus», sinal visível de como Deus, através do Amor, deseja conquistar para si toda a Humanidade. Portugal, efectivamente, não entrou na guerra e, assim, intensificou-se a Campanha Nacional de angariação de fundos para a construção. A 18 de Dezembro de 1949, por ocasião dos 50 anos da morte da Beata Maria do Divino Coração (condessa Droste zu Vischering) e da consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus, pedida pelo papa Leão XIII, é lançada a primeira pedra da construção do Monumento a Cristo Rei. A 17 de Maio de 1959 (dia de Pentecostes), perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com a participação de todo o Episcopado Português, os cardeais do Rio de Janeiro e de Lourenço Marques (hoje, Maputo), autoridades civis e 300 mil pessoas, inaugurou-se o Monumento. Nas palavras do cardeal Cerejeira: «Este será sempre um sinal de gratidão nacional pelo dom da Paz.»
Entrar como turista e sair como peregrino eis o desafio que aqui é proposto.

1 - Reitoria
O projecto é da autoria dos arquitectos Luiz Cunha e Domingos Ávila Gomes. A construção é iniciada em 1987, sendo inaugurado em 1996. Em 2007, concluem-se os trabalhos.
Nele funcionam algumas valências de apoio aos peregrinos, das quais destacamos: a Reitoria, salas para conferências e refeitório.

Capela do Divino Coração de Jesus
No interior do Edifício de Acolhimento, encontra-se a Capela do Divino Coração de Jesus. Nela, através de três quadros pintados a óleo, fundamentam-se as raízes bíblicas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Existem treze vitrais, doze dos quais correspondentes às Doze Promessas de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque e um outro alusivo à Beata Maria do Divino Coração (Droeste zu Vichering). No lado direito, está um painel em azulejo, com vinte e sete metros quadrados, que retrata a Adoração Eucarística. Todas estas obras de arte são da autoria do arquitecto Sousa Araújo.

2 - Avenida Pio XII
A ligar o Edifício de Acolhimento ao Monumento a Cristo Rei, situa-se a Alameda Pio XII, renovada, em 2025, seguindo uma actualização do projecto inicialmente pensado para este espaço. O pavimento em mármore branco com motivos em mármore azul alusivos às peregrinações: o terço, a concha e o cajado. Esta Alameda, ambientada com música, conta com 8 pérgulas, convida o peregrino a criar um clima de paz interior, de modo a ajudá-lo no seu início de peregrinação.
No início da Alameda encontra-se a estátua deste Papa, obra do Arquitecto Sousa Araújo, que, de joelhos, recorda ao peregrino a atitude orante e de respeito que deve ter ao entrar neste lugar bendito.
Mais à frente encontra-se uma fonte, alusão ao Povo Santo dos batizados.
A esta Alameda foi dado o nome do papa Pio XII, uma vez que se deve a este pontífice a grande Encíclica Haurietis aquas, sobre o Coração de Jesus, e foi no seu pontificado que o Episcopado Português fez o voto em 1940 para construir este santuário.

3 - Pavilhão do Rosário
No lado poente da Alameda Pio XII encontra-se o Pavilhão do Rosário, inaugurado no dia 26 de Março de 2016.
Este espaço surgiu devido ao aumento de grandes grupos que procuram o Santuário para celebrar a sua Fé. Destina-se a grandes celebrações, bem como eventos formativos e culturais.
No seu interior encontram-se vinte quadros a óleo, da autoria do pintor francês Serge Nouailhat, alusivos aos mistérios do Rosário.

4 - Via-Sacra
Ao longo do miradouro, foi edificada uma Via-Sacra. As 14 estações são compostas por cruzes em ferro perfurado, de maneira a não chocarem a paisagem, semideitadas, fazendo alusão à posição de Jesus quando levou a sua cruz até ao Calvário.
Cada estação é enriquecida por um baixo-relevo em bronze, com os motivos que lhe são próprios. Para ajudar a compreender estes mistérios, na base estão os textos bíblicos referentes e as respetivas meditações.

5 - Imagem do Imaculado Coração de Maria
Junto à antiga Cruz Alta do Santuário de Fátima está a imagem do Imaculado Coração de Maria com quatro metros de altura. De terço nas mãos, recorda aos seus devotos a importância da sua recitação diária.
De braços estendidos e olhos fixos na imagem do seu Filho, convidando-nos, tal como na Bodas de Caná, a fazer tudo o que Ele nos disser.

Cruz Alta
Frente ao Monumento encontra-se a antiga Cruz Alta, que esteve 53 anos na Cova da Iria.
Retirada em 2004 do Santuário de Fátima, devido à construção da Basílica da Santíssima Trindade, foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em 2007.
Com a sua presença concretizam-se simbolicamente as palavras do então cardeal Cerejeira, no dia da inauguração do Santuário de Cristo Rei:
“O Santuário de Cristo Rei levanta-se como complemento do vosso Santuário da Cova da Iria(…)”
Junto à Cruz Alta encontra-se um coração que recorda as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.

6 - Monumento a Cristo Rei
Monte:
• acima do nível do Tejo: 113 metros
Monumento:
• Altura: 110 m
• Sapata à profundidade: 14 m
• Conjunto construído em betão armado, num volume de 20 000 m3
• Peso total da construção: cerca de 40 mil toneladas
• Base: 25×25 m
• Pedestal: 82 m
• Imagem: 28 m
• Distância mínima de visibilidade: 20 km
Pormenores da Imagem:
• Cabeça: 4,05 m
• Coração: 1,89 m
• Braços: 10 m
• Manga (alt.): 5 m
• Dedo a dedo: 28 m
Autores do projecto:
• Arquitecto António Lino
• Engenheiro D. Francisco de Mello e Castro
Escultores:
• Mestre Francisco Franco (Imagem de Cristo Rei)
• Mestre Leopoldo de Almeida (Imagem de Nossa Senhora de Fátima, Capela).

Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani
Visto pela porta de vidro do Pórtico Sul, temos o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, oferecido ao Santuário de Cristo Rei, pelo Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, enquanto Santuário Jubilar 2025 e lugar de peregrinação de jovens.
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (em Latim, “Salvação do Povo Romano”) é uma das imagens marianas mais veneradas da cidade de Roma e da Igreja Católica. Este ícone bizantino remonta, localizado na Basílica de Santa Maria Maior, segundo a tradição, aos primeiros séculos do cristianismo, sendo atribuído por alguns à autoria de São Lucas Evangelista.
A imagem representa a Virgem Maria segurando o Menino Jesus nos braços, com um olhar sereno e compassivo. Ao longo dos séculos, os fiéis recorreram a ela em tempos de peste, guerra e calamidades, pedindo proteção e consolo. O título Salus Populi Romani reflecte essa confiança: Maria como guardiã espiritual do povo romano — e, por extensão, de toda a Igreja.
A devoção a Nossa Senhora Salus Populi Romani ganhou novo impulso com as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Desde a JMJ de 2000, em Roma, o ícone passou a acompanhar simbolicamente os jovens peregrinos, sendo frequentemente levado em procissões e momentos de oração.
Durante a JMJ, Maria é apresentada como modelo de fé, coragem e disponibilidade ao chamado de Deus — qualidades que inspiram os jovens a viverem com autenticidade e esperança. O ícone torna-se, assim, um sinal visível da presença materna de Maria junto à juventude do mundo.
O Papa São João Paulo II, fundador das Jornadas Mundiais da Juventude, tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora. Frequentemente visitava o ícone na Basílica de Santa Maria Maior, especialmente antes e depois de viagens apostólicas. Para ele, Maria era a estrela da evangelização e a mãe que acompanha a missão da Igreja.
Foi também João Paulo II quem consagrou a juventude do mundo a Maria, confiando-lhe os frutos das JMJ. A sua espiritualidade mariana, expressa no lema Totus Tuus (“Todo teu”, em Latim), encontrou no ícone da Salus Populi Romani uma expressão concreta de confiança e entrega.

Porta principal
A actual porta do Monumento foi inaugurada a 17 de Maio de 2016. No centro, vê-se a figura de Cristo Bom Pastor, que carrega nas suas mãos a ovelha que necessita de cuidados especiais.
Com o seu olhar terno, convida as outras a entrarem para o seu redil, atitude representada nas esculturas das outras dez ovelhas que se encaminham para dentro do Monumento.
Toda a grade da porta é uma alusão à sarça-ardente que Moisés viu no monte Sinai. No lado esquerdo vemos as suas sandálias, que representam a atitude deste antigo patriarca, quando ouviu a voz de Deus a pedir-lhe que se descalçasse, pois, o terreno que pisava era sagrado.
Esta alusão convida o peregrino a entrar com respeito dentro do Monumento, espaço também ele sagrado. Encima está a frase de Jesus:
Eu sou a porta,
Indicando assim que Ele mesmo é o caminho para se chegar a Deus Pai.

Pórticos
A Fé católica assenta em quatro pilares: Mandamentos da Lei de Deus, Sacramentos, Credo e Oração.
Desta maneira, os quatro pórticos do Monumento fazem alusão a estes quatro temas catequéticos, representados em baixos-relevos de bronze.
Do lado norte, ladeando a porta principal estão os Dez Mandamentos entregues por Deus a Moisés, representados por várias figuras. Cada baixo-relevo representa um mandamento.
O lado sul é dedicado à Oração da Igreja. No exterior deste pórtico está o Pai-nosso, representado com as suas sete petições. No interior, visto pela porta de vidro, temos o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, oferecido ao Santuário de Cristo Rei, pelo Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, enquanto Santuário Jubilar 2025 e lugar de peregrinação de jovens. Este ícone, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi apresentado pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.
O lado nascente é dedicado ao Credo, encontrando-se representadas as verdades fundamentais da fé católica. Do lado poente estão representados os Sete Sacramentos, esses sinais sensíveis, eficazes da graça que Cristo nos deixou.
Ao centro do pórtico, está um baixo-relevo com a figura de Jesus que lava os pés a São Pedro, imagem representativa da Eucaristia, centro de todos os sacramentos e sinal perene da presença de Jesus. No lava-pés, somos assim convidados a alimentar-nos da Eucaristia e a viver em atitude de serviço como Jesus.
Os outros seis sacramentos estão representados em ambos os lados do pórtico. Cada um está identificado pelo nome e está representado por figuras alusivas àquilo que se celebra.
Hall de entrada
Neste espaço, existe uma réplica da imagem de Cristo Redentor do Corcovado, do Rio de Janeiro. É memória histórica da Geminação que foi feita entre os dois Santuários, a 17 de Maio de 2009, em Almada, por ocasião da celebração do Cinquentenário, e a 12 de Outubro do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do 78.º aniversário daquele santuário.
Neste mesmo espaço estão dois quadros a óleo. Um referente à consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, em Roma, pelo papa João Paulo II, em 1984; o outro, referente à queda do Muro de Berlim, dando início a uma nova era mundial.

Sala São João XXIII

Capela de Nossa Senhora da Paz
Dentro dos quatro pilares do Monumento está a Capela dedicada a Nossa Senhora da Paz, cujo autor da imagem é o mestre Leopoldo de Almeida. Nela, encontram-se diversas obras plásticas do arquitecto Sousa Araújo, nomeadamente o retábulo do altar, que retrata a última aparição de Nossa Senhora em Fátima e a revelação da última parte do Terceiro Segredo.
Esta pintura foi inspirada num escrito do Cardeal Cerejeira, que retrata a ligação existente entre os dois santuários e o Vaticano. A Via-Sacra existente é uma obra original, visto que faz alusão a várias situações dolorosas vividas na actualidade, retratando desta maneira a Paixão de Cristo nos nossos dias.
Ao fundo da Capela, podem ser contemplados três vitrais que representam a Santíssima Trindade, segundo São João.

Capela do Santíssimo Sacramento
Em 2023, a Capela Nossa Senhora da Paz teve uma intervenção significativa, que levou a uma reorganização dos espaços. No lugar da antiga sacristia, encontra-se actualmente a Capela do Santíssimo Sacramento. Com uma disposição muito simples, foca-se toda a atenção no sacrário. Por trás do altar, está um painel de António Sousa Araújo Ecce Agnus Dei. No fundo da capela, encontra-se um quadro que retrata Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, oferecida pela Embaixada do Brasil. Nas paredes laterais, estão dois quadros pintor francês Serge Nouailhat, relacionados com a adoração, um com Santa Teresinha do Menino Jesus e outro com a Irmã Isabel da Tridande. Cumprindo a sua missão, o Santuário de Cristo Rei procurou criar um ambiente propício à adoração eucarística, onde os adoradores podem centrar toda a sua atenção no Santíssimo Sacramento.

Sala de Confissões e sala de Acolhimento
Com a reorganização dos espaços na capela Nossa Senhora da Paz e de modo a servir melhor a comunidade, foram criadas duas salas com propósitos distintos, uma para confissões e outra para o acolhimento.

Elevador
No hall do elevador, através de uma abertura do tecto, pode ver-se o fosso com 80 m de altura, que liga o piso térreo ao terraço superior.
A 17 metros de altura existe um quadro que relata a ascensão de Jesus ao Céu. No percurso de subida, somos assim convidados a reflectir na nossa condição provisória na Terra, tendo em mente o definitivo que é o Céu.

Capela dos Confidentes do Coração de Jesus
A 84 metros de altura, está a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus, onde se encontram, no altar, as relíquias de alguns santos que contribuíram para a difusão desta espiritualidade (Santa Margarida Maria Alacoque, São João Eudes, Beata Maria do Divino Coração e Santa Faustina Kowalska).
Para além das relíquias, estão pintadas a óleo as figuras destes santos e esculpidas junto da cadeira da presidência dois baixos-relevos em bronze que retratam a Anunciação do Anjo a Maria e o Sagrado Coração de Jesus.

7 - Terraço
Este local é o termo de toda a visita ao Santuário. Nele, para além de podermos apreciar a magnifica vista num raio de 20 km, onde se destaca a serra de Sintra, a cidade de Lisboa e uma boa parte da península de Setúbal, com a magnífica serra da Arrábida, pode-se contemplar de perto a gigantesca imagem de Cristo Rei que, de braços abertos e coração ao peito, faz-nos um convite a entrar no seu repouso.

SERVIÇOS
8 - Parque de merendas
Do lado poente da esplanada do Santuário, encontram-se dois parques de merendas cobertos, com capacidade para 300 pessoas sentadas. Neste espaço, os peregrinos podem comer descansadamente o seu farnel.

9 - Cafetaria e acolhimento
Com o objectivo de acolher melhor quem nos visita, o Santuário possui uma cafetaria, que se encontra junto ao parque de merendas.

10 - Espaços comerciais
Junto ao Parque de Estacionamento e no último piso do Monumento, existem duas lojas, junto ao miradouro, existe também um quiosque, onde se podem adquirir livros e/ou objectos religiosos. Estes espaços também funcionam como locais de informação.

Ligação entre o Santuário de Cristo Rei e o Santuário de Fátima
Relação histórica: foi junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, que os Bispos Portugueses, a 20 de Abril de 1940, fizeram o voto de erguer o Santuário de Cristo Rei.
Relação espiritual: a mensagem dos dois santuários transmite e recorda o infinito Amor de Deus para com a Humanidade.
Tanto a devoção ao Sagrado Coração de Jesus como ao Imaculado Coração de Maria falam da necessidade de Reparação.
No século XVII, Jesus, nas suas revelações a Santa Margarida Maria Alacoque, fez referência a esta necessidade. Em Fátima, Nossa Senhora, de certa maneira, recordou-nos que os apelos que o seu filho então fizera àquela Santa não foram ouvidos.
Os Corações de Jesus e de Maria aparecem assim, lado a lado, como promessa de misericórdia.
Indulgência plenária perpétua
Atendendo ao aumento do número de peregrinos ao Santuário e para que este se torne cada vez mais fiel ao seu carisma fundacional, Sua Santidade o papa Bento XVI, por Decreto da Penitenciaria Apostólica, no dia 18 de Janeiro de 2013, concedeu a graça da Indulgência Plenária Perpétua aos peregrinos de Cristo Rei.
À entrada da capela principal encontra-se uma Nota Explicativa sobre o que é a Indulgência, bem como o que é necessário fazer para a poder receber.
Aprofunde a sua experiência de fé conhecendo mais sobre a Indulgência Plenária disponível aos peregrinos do Santuário de Cristo Rei. Saiba mais aqui.
Oração do peregrino
Senhor,
tendo vindo aos pés da vossa imagem, não quero deixar este Santuário sem me consagrar ao vosso Coração, implorando para a minha vida e a vida de toda a minha família e amigos a graça da vossa bênção misericordiosa. Por intercessão de Maria Santíssima, vossa e minha Mãe, Senhora da Paz, amparai-me nos trabalhos e sofrimentos de cada dia.
Dai a paz ao nosso país e renovai no vosso Espírito a face da Terra.
Ámen.
Como chegar
- De autocarro – Carris Metropolitana – Carreira 3001 – Cacilhas – Santuário de Cristo Rei
- De comboio – Fertagus – Estação do Pragal (estação mais próxima)
- De metro de superfície – Metros Transportes do Sul – Metros nº 1 e nº 3 – Paragem de Almada (paragem mais próxima)